O que é e como criar uma linha editorial?

como criar uma linha editorial

1 – Primeiros Passos

1.1 – O que é uma linha editorial 

Criar uma linha editorial é o caminho que todos os seus conteúdos e materiais deverão seguir.

É a base que define pra quem o conteúdo vai ser direcionado, o que deve (ou não) ser abordado e como passar essa mensagem da melhor forma possível. 

Ou seja, é uma forma de interpretar a personalidade da sua marca, transformando em autoridade e credibilidade -nossa que chique, né?-. Essa interpretação é importante, pois garante que todos os seus conteúdos (independente do canal) estejam em harmonia e conectados. 😉

Sendo assim, independente de qual canal a persona use, ela vai conseguir identificar que é um conteúdo da sua marca sem dificuldades. 

1.2 – Os benefícios de criar uma linha editorial

A linha editorial é a base para toda estratégia de marketing que você for realizar.

É um dever de casa obrigatório para todos que querem ganhar visibilidade no mercado. 

Sem uma linha editorial, não tem nada que defina um caminho de raciocínio entre os seus conteúdos. Então quando você menos esperar, estará misturando conteúdos de nicho X, Y e Z em uma única semana de posts no Instagram. (É um caoos)

A linha serve como um mapa, pra te guiar por onde você deve ir e até onde você pode ir. 

Imagina se cada vez que sua persona abrir seu perfil a personalidade da marca seja outra. Uma ora é alegre e divertida, e uma semana depois é formal e séria. 

Fica difícil de acompanhar, né? Isso só acaba afastando seus possíveis clientes do seu perfil, justamente por eles não se identificarem com essa mudança repentina. Com isso, você acaba não conseguindo atrair nenhum lado :'(

1.3- O passo a passo para criação

Criar uma linha editorial pela primeira vez parece muito mais assustador do que realmente é. E pra te ajudar, vamos te passar o passo a passo para você conseguir criar uma linha de respeito. 

Primeiro, precisamos olhar para o nosso negócio e mapear informações importantes como nicho, persona e concorrência. 

Depois, precisamos olhar para nosso público e mapear outras informações como as principais dores e dúvidas sobre diferentes temas. 

Viu, nem é tão assustador assim. Agora vamos pôr a mão na massa, hehe!

2 – Estruturando seu negócio

2.1 – Defina o seu nicho

Talvez essa informação pareça óbvia, mas é sempre bom ressaltar. O nicho é um segmento do mercado do qual você decide atuar. 

Por exemplo, o setor de Marketing tem diversas áreas completamente diferentes, como: Inbound Marketing, Neuromarketing, E-mail Marketing, Plano de Marketing, E-commerce… dentre muitos outros. 

A importância de ter um nicho definido é justamente saber exatamente sobre o que você vai falar. Então no Marketing, você pode focar em Conteúdos para LinkedIn, explorando um ambiente mais formal e de business, por exemplo. 

Continua sendo Marketing, mas já é muito mais específico e objetivo. Isso vai facilitar demais na hora de criar conteúdos, pois você terá uma base sobre o que deve falar. 

Uma dica para encontrar um nicho é: 

O que você gosta de fazer + O que você sabe fazer + O que tem alta demanda

2.2 – Crie a sua persona

Agora que temos nosso nicho definido, bora para sua persona! Que é basicamente uma visualização de quem é o nosso consumidor final. 

No começo, essa parte envolve muita imaginação e chutômetro. Mas tá tudo bem! Não precisa ser perfeito de primeira, na verdade, é indicado que você atualize sua persona constantemente.

Pra começar, vamos no chute, imaginação e dedução rs. Depois de algum tempo você terá coletado informação o suficiente para conseguir refinar essa persona e deixar ela cada vez mais próxima da realidade.  

Pontos importantes que você deve mapear na sua persona:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos da persona
  • Desafios da persona

2.3 – Analise o mercado

Agora que você já entendeu seu nicho e sua persona, é hora de dar uma pesquisada no mercado para encontrar brechas para criar um diferencial.

Por exemplo, percebeu que nenhum concorrente usa o YouTube para divulgar conteúdos? ⭐️Tá aí uma ótima oportunidade de diferenciação⭐️. 

Pegue o máximo de empresas que trabalhem com um nicho parecido do seu e estude o que eles fazem, busque entender como eles se comunicam com as personas e como eles criam suas linhas editoriais. 

Ponto importante: Não copie do seu concorrente. Concorrentes são a nossa maior forma de inspiração, use isso para tirar vantagem de um jeito inteligente e profissional. 

Depois que der uma estudada geral, mapeie os principais concorrentes e fique sempre com um olho aberto pro que eles estão desenvolvendo e testando. 

3 – criando uma linha editorial

3.1 – Separe as principais dores / dúvidas do seu público

O primeiro passo para começar a criar sua linha editorial de fato é entendendo seu público. Já mapeamos quem nossa persona é, o que vai ajudar demais na criação da linha inteira, mas agora precisamos entender suas principais dores e dificuldades.

Vamos usar como base a Camila (nossa persona). Camila é uma mulher adulta, estudante de Publicidade e almeja ter uma agência própria. 

Quais são as dores da Camila?

  • Não tem tempo para fazer cursos longos;
  • Tem dificuldade de pegar os primeiros clientes;
  • Não consegue dar conta de muita demanda sozinha.

E quais são as dúvidas?

  • Como gerar resultados no marketing;
  • Como cobrar pelos seus serviços;
  • Como divulgar seus trabalhos.

Como exemplo, bora separar apenas 3 itens pra cada, mas a ideia é que você descubra o máximo possível da sua persona. 

Agora temos uma base do que podemos oferecer para ajudar a Camila a realizar seus objetivos, que no caso, é ter uma agência própria. 

3.2 – Crie categorias de conteúdo 

Perfeito, agora entendemos que a Camila passa pelos problemas de: não ter tempo (organização), não conseguir pegar clientes (vendas), não conseguir gerar resultados (estratégia). 

Depois que mapeamos as dificuldades, fica muito mais fácil de criarmos categorias de conteúdo para nossos canais de comunicação. Se liga como filtramos de Marketing (amplo e concorrido) para focarmos em Organização, Vendas e Estratégia (incrível ok?). Ainda estamos falando sobre marketing, mas de forma muito mais específica e objetiva. 

Nesse caso, não é indicado que você tenha muitas categorias diferentes, normalmente miramos em torno de 3 categorias para servir como a base dos conteúdos que vamos criar. Sem ficar uma coisa monótona mas também sem ficar muito amplo. 

3.3 – Como criar um calendário editorial

Após termos feito todo dever de casa, agora é hora de criarmos nosso calendário editorial (ou calendário de postagens, pra ficar mais simples e bonitinho, ok?). 

Use como base as categorias criadas, e tenha sempre em mente quais são as dores / dúvidas da sua persona. 

Lembre-se: Os conteúdos são pra sua persona, não pra você

Primeiro: Defina a sua frequência de postagem, exemplo: Toda segunda vamos liberar um artigo às 14h, toda quarta e sexta vamos fazer uma live no YouTube às 18h e toda terça e quinta vamos liberar um conteúdo nas redes sociais às 11h. 

Segundo: Estude sobre os concorrentes e busque referências visuais e de conteúdos para você adaptar. Tenha sempre uma pasta com referências. Ajuda muito na hora de combater o mais temido de todos: bloqueio criativo. 

Terceiro: Separe as categorias que serão abordadas naquele período e comece a criação dos conteúdos em cima disso. 

Dica: Sempre se pergunte se o seu conteúdo está ajudando de verdade a sua persona. 

Use esse modelo como base:

Minha persona é ______, e ele tem dificuldade / dúvida com _____________ mas o objetivo dele é __________. Será que o meu conteúdo sobre ________ vai ajudar?

Por exemplo: Minha persona é o João, ele tem dificuldade com criação de artes pra redes sociais, mas o objetivo dele é se tornar um designer profissional. Será que o meu conteúdo sobre email marketing vai ajudar?(Provavelmente não).

4 – Finalização e agradecimento.

4.1 – Agradecimentos!

Que demais te ter por aqui! Ficamos felizes demais com isso e esperamos que nosso material tenha sido de grande ajuda para sua rotina. Nosso objetivo é conseguir, cada vez mais, ser uma forma de facilitar a rotina e ajudar você a entender mais sobre o poder do marketing digital.

4.2 – Aprendeu como criar uma linha editorial?

Se gostou desse material, confira nosso site para encontrar diversos materiais e conteúdos gratuitos para te ajudarem ainda mais no seu trabalho. Queremos entender como podemos melhorar nossos materiais para que se tornem cada vez mais interessantes e úteis para você. Se quiser nos ajudar, por favor envie uma mensagem para o nosso instagram, será um prazer entender melhor suas opiniões. Valeu!

Instagram: @agenciacub.e

4.3 – Fontes dos conteúdos:

Calendário editorial: aprenda a montar o do seu blog!

Calendário de conteúdo para redes sociais em 2022 | HeroSpark Blog

Linha Editorial: Como Criar em 4 Passos Simples

https://paulomacc$edo.com/linha-editorial-blog/

Materiais complementares – Como criar uma linha editorial.

https://agenciacube.com.br/ideias-sem-medo/

https://agenciacube.com.br/venda-seu-peixe/

https://agenciacube.com.br/gatilhos-mentais-vendas/

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