Como inserir datas importantes no planejamento.

Essa é para aqueles que só fazem um post bonitinho de Feliz Natal, rs.

É incrível o poder de marcas que trabalham com campanhas de datas comemorativas. Além da aproximação do público através de um posicionamento de marca sob uma causa específica, é uma estratégia muito transparente para compartilhar com a audiência o que seus produtos ou serviços representam no mercado.

Um exemplo disso, é como sabemos que a Coca-cola, O Boticário, Itaú e Disney realizam todos os anos campanhas de Natal extremamente emocionantes, abordando valores familiares, imaginação e a magia do natal como um momento de transformação.

Natal O Boticário.

Descrição: Campanha Natal | O Boticário . 28 de nov. de 2021

“Tá bom Cub.e! Mas pra eles é muito fácil! São marcas grandes…”

Um planejamento de conteúdos possui muitas possibilidades, mas carrega um único objetivo: chamar atenção do público-alvo. Seja para vender, ganhar seguidores, ter mais comentários ou compartilhamentos. São possibilidades infinitas e trabalhar com datas comemorativas é abraçar a chance de compartilhar mensagens verdadeiras e estratégicas ao seu receptor. 

Quer um exemplo de uma marca que – AINDA – não é gigantesca no mercado? Nós 🙂 

Em Outubro, fizemos uma semana super assombrosa, aproveitando a chegada do Halloween. Compartilhamos um pouco sobre nossos gostos, valores super divertidos e descontraídos, através de conteúdos criativos com objetivos de educar e trabalhar o nível de consciência da nossa audiência, mostrando que somos a marca ideal para te ensinar tudo sobre o melhor da criatividade marketeira

Tá ligado? Agora que entendeu que você pode tudo, vamos para alguns tópicos de atenção para quando você for inserir datas de forma eficiente no planejamento.

  1. A data escolhida faz match com a sua marca? 

Trabalhar com datas comemorativas, dependendo do que ela aborda, podemos considerar como um formato de “trend”. Se estamos falando sobre carnaval, festa junina, halloween, natal ou ano novo…saiba que todo o mercado terá conteúdos trabalhados em cima dessas datas. 

Então além do alerta de que não precisamos encaixar nossas marcas em tendências que não fazem sentido por engajamento, esteja preparado para lidar com a concorrência. Volte sempre ao propósito do seu negócio quando datas forem abordadas.

  1. Antecedência é fundamental.

Se a data escolhida aborda temas que se encaixam perfeitamente com os valores da sua marca e se comunicam com públicos em comum, saiba que essa é a oportunidade perfeita.

Por isso, para não ter que economizar tempo e esforços, o ideal é começar a trabalhar com a campanha com no mínimo 3 meses de antecedência. Assim você consegue, estudar o mercado, analisar referências, traçar estratégias e ter uma equipe 100% definida para a ação. Resumindo: Isso é gestão, ok?

  1. Gestão é tudo! Aplique ferramentas.

Falando em Gestão…sendo a sua primeira experiência ou não, já começa com um bom e velho Trello para você centralizar suas ideias, definir responsáveis, disponibilizar as estratégias e por favor: não esqueça das datas. Cumpra com elas!

Dessa forma, você sempre vai saber qual o próximo passo, com quem falar, onde estão as suas principais referências para a campanha e por aí vai. Além de adiantar bastante na parte operacional em si, você vai ver o quanto é benéfico para o teu tempo e produtividade.

  1. Se você não está se divertindo, será que faz sentido?

Lembra lá no primeiro tópico, quando te falei sobre não forçar tendências na sua marca por engajamento? Trabalhar com datas comemorativas é sinônimo de que é hora de viajarmos nas ideias e colocar pra fora umas paradas bem legais mesmo.

Se não está sendo um processo prazeroso para você e sua equipe, reveja algumas etapas e principalmente o que a sua audiência ganhará com essa campanha. Seja estratégico, racional e criativo nas decisões.

CARACA, fala sério! Se agora você sabe disso tudo, além de você acompanhar a cub.e, tenho certeza que está muito inspirado(a) para começar a aplicar datas comemorativas no seu planejamento, rs.

Espero que você tenha gostado desse material, se quiser aprender mais sobre estratégias do marketing, temos vários outros artigos e materiais gratuitos disponíveis para você baixar. 

2023 tá aí. Explore o melhor da sua criatividade, porque nesse caminho nem mesmo o céu é o limite. Tchau tchau, Bia 😉

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