Marketing para aterrorizar uma geração.

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Criando uma história

Se você, assim como eu, curte um filmezinho de terror, é possível que você já tenha ouvido falar no filme A Bruxa de Blair. O que talvez você não saiba, é que esse filme foi responsável por mudar a forma que o marketing para assustar era feito.

Se você não sabe nada sobre o filme, segue a sinopse: 

“Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.”

E para quem nunca viu, esse filme é um daqueles filmes em estilo found-footage, que se baseia em pessoas “reais” gravando as situações de forma amadora e imprevisível. Assim como Atividade Paranormal, por exemplo. 

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A ideia base desse filme foi justamente brincar com os rumores / lendas urbanas que existiam sobre bruxas e seres assustadores nas florestas. Só que eles perceberem que essa ideia, por si só, não seria suficiente para gerar um grande sucesso nas telonas. 

E então foram aí que a equipe resolveu inovar e criar uma das estratégias mais importantes geniais do gênero de terror. 

Usando o marketing para chamar atenção.

Antes mesmo do filme ser anunciado, foi lançado um website que contava sobre o desaparecimento dos jovens e tudo que estava sendo feito a respeito dessa história. 

Esse site estava disponível e funcional até pouco tempo atrás, os registros apontam que ele se manteve ativo por 23 anos. Mas infelizmente, de agora em diante só temos algumas imagens para ilustrar como era o site. 

No site você podia encontrar de tudo, contava a história sobre cada um dos jovens cineastas desaparecidos, explicava toda mitologia e os rumores sobre a Bruxa de Blair, imagens e “provas” que a polícia encontrou na investigação

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Assustando o público para envolver.

O mais incrível de tudo é que não existia nenhum tipo de marca d’água ou relação com qualquer estúdio da época. Tudo que era feito no site parecia ser realmente feito por um grupo de jovens intrigados com toda situação. 

E como nessa época a tecnologia era bem mais limitada do que é atual, essa estratégia realmente se vendeu como legítima e realista. 

Essa estratégia do site deu tão certo que em pouco tempo foram criados fóruns com pessoas postando teorias sobre o acontecido, evidências que tinham encontrado e histórias sobre investigações amadoras. 

Ou seja, um simples site amador foi responsável por criar um fenômeno na internet onde todos queriam saber o que tinha acontecido na floresta.

Essa estratégia foi tão ambiciosa que eles decidiram contratar 3 atores completamente amadores (desconhecidos) e antes do anúncio do filme foram divulgadas diversas imagens falando sobre o desaparecimento deles. 

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Viralizando o terror.

Depois de toda essa antecipação e movimentação pelo público, foi oficialmente anunciado o filme “The Blair Witch Project” (O Projeto Bruxa de Blair).

Mas o grande ponto é que não foi anunciado como um filme de terror revolucionário, e sim como um documentário sobre tudo que estava ocorrendo. 

Depois que o filme foi lançado, o mito sobre a Bruxa só cresceu ainda mais! Toda atuação e direção propositalmente amadora fez com que as pessoas continuassem acreditando ser um documentário. Mesmo após terem assistido ao filme! 

Com isso o filme só cresceu e quebrou recordes de bilheteria na época. 

Até hoje existem muitas pessoas que acreditam genuinamente no caso da Bruxa, e que o que eles assistiram no cinema / DVD foi um documentário real e assustador. 

Insights assustadores.

A Bruxa de Blair foi um filme independente, com um orçamento baixíssimo e uma equipe que ninguém nunca tinha ouvido falar. E ainda assim se tornou o fenômeno mundial que é hoje. 

Dentro dessa estratégia utilizada, existem diversos pontos interessantes e insights que podem ser gerados. Mas o mais importante de todos é o poder da Antecipação. 

As pessoas estavam tão envolvidas com o projeto que quando foi anunciado o filme os ingressos se esgotaram rapidamente. Todo mundo queria ver aonde aquela história ia dar. 

E outro insight muito interessante é sobre a importância de envolver seu público nos seus projetos. Bruxa de Blair não seria o que é hoje se os produtores tivessem avisado ser um filme e impedido que o público se envolvesse com o mito.

Caso você queira assistir ao filme, ele está disponível na plataforma da HBO+.

Espero que você tenha gostado desse material, se quiser aprender mais sobre estratégias do marketing, temos vários outros artigos materiais gratuitos disponíveis para você baixar. 

Divirta-se na jornada e beba água.
Abraços, Victor. 

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