3 grandes tendências de marketing para 2023

É hora de mergulharmos dentro de nossas capacidades e oportunidades.

Recapitulando brevemente sobre o nosso 2022, tudo girou muito em torno do “novo normal” devido a pandemia do covid-19 que vivemos entre 2020 e 2021. Além disso, foi um ano com muitos planejamentos, marcos e eventos como: carnaval, lollapalooza, rock in rio, farofa da gkay, eleições, copa do mundo, black friday, nosso querido natal e ano novo. Um ano cheio e tanto, não é mesmo? 

Nos últimos três anos, o “boom” dos lançamentos e o novo formato de produção de conteúdo impulsionado pelo TikTok mudou completamente a maneira que fazemos negócio no digital. Uma prova disso, são algumas tendências de marketing que separamos para esse ano que acaba de chegar: 

1) Eventos Híbridos

Em 2022 muitos eventos presenciais voltaram para o mercado, proporcionando de volta um ambiente caloroso para ótimas conexões. Apesar disso, pela experiência que tivemos com um mercado remoto, aprendemos que o digital quebra fronteiras quando o assunto é conhecimento e networking.

Por isso, em 2023 o mercado tende a explorar cada vez mais eventos híbridos, podendo trazer grandes talentos que moram longe para palestrar e incentivar estudiosos a se conectarem de qualquer lugar. 

Um ótimo exemplo dessa tendências, foi o evento RD Summit que aconteceu no ano passado de forma presencial, implementando o “RD Summit live show”  onde eram realizadas entrevistas com palestrantes, conteúdos exclusivos dos bastidores, para você ver online e de graça. 

Genial, né? Ansiosa para os eventos deste ano.

2) O marketing de influência para construção de comunidades. 

O marketing de influência foi uma estratégia que ganhou destaque no mercado em 2017/2018, através de influenciadoras de moda e beleza que faziam indicações de produtos. Algumas delas: Boca Rosa, Nina Secrets, Kylie Jenner e entre outras.

Na época, os influenciadores não precisavam tanto lançar seus próprios produtos para lucrar no nicho, e isso instaurou uma transformação no mercado, onde marcas ganham e os influenciadores também. Apesar disso, as coisas passaram a tomar novos rumos! Muitas dessas influenciadoras, passaram a lucrar não só com as publicidades mas com seus próprios negócios também.

E isso tudo acontece pelo poder que uma comunidade pode nos proporcionar. Atualmente, isso vem tornando-se uma estratégia ativa independente de nicho em muitos lançamentos. Com a construção de uma comunidade, alimentando o seu público da forma correta, você garante compradores e apoiadores fiéis da sua marca.

E aí, já conversou com seus seguidores hoje? Não perde tempo, hein.

3) Estratégias de Gamificação e a tecnologia

Um dos principais focos ao montar uma estratégia de marketing atualmente, é que tipos de experiências podemos prover aos nossos consumidores, para provarmos que nosso produto é realmente o melhor do mercado.

Devido a isso, uma das ações mais comuns para uma boa estratégia de experiência, é a gamificação, onde aplicamos técnicas comuns de jogos em situações reais. Ou seja, a sua campanha tem uma proposta, motivação, desafios e recompensas. Interessante, né?

Por fim, Segundo a Hotmart, dentre os avanços tecnológicos que chegam ao mercado, muito tem se falado sobre a nova fase da internet, com a descentralização e ambientes cada vez mais abertos; maior privacidade dos dados dos usuários; e recursos personalizados através da inteligência artificial e machine learning. 

Estes avanços, junto de novas gerações chegando nas redes sociais, surgem novas tecnologias como metaverso e as NFTs (tokens não fungíveis). São infinitas possibilidades, não é mesmo?


Além dessas 3 grandes tendências, existem várias outras que valem a sua atenção. Vai que o seu planejamento de 2023 precisa ser revisto? Não perde tempo. 

Espero que você tenha gostado desse artigo! Compartilhe este artigo com seu parceiro de equipe que ama ficar por dentro das tendências.

Se quiser aprender mais sobre estratégias do marketing, temos vários outros artigos e materiais gratuitos disponíveis para você baixar.

Tchau tchau, Bia 😉

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