Encontrar seu diferencial é o que falta para sua marca!

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1 – O que é posicionamento digital?

“Quem não sabe pra onde quer ir, não vai a lugar nenhum”. O posicionamento digital é uma estratégia de marketing feita para que marcas e negócios consigam encontrar seu diferencial de forma nítida e clara, é a forma que você quer que sua marca seja vista pelo seu público.

O objetivo é conseguir oferecer uma entrega melhor e mais específica do que os seus concorrentes, mas de forma que ainda solucione os problemas que seus clientes tenham. 

Ou seja, o posicionamento serve como forma de você não ser só “mais um” no mercado. Com a estratégia certa, é possível que você se torne uma autoridade no seu nicho através do posicionamento (diferenciação) e a criação de conteúdos. 

Isso serve também para gerar uma conexão muito forte com seu público-alvo. As pessoas não vão comprar de você por seu site ser bonitinho, sim porque elas se identificam com seus valores (pilares da marca) e percebem o valor agregado ao que você oferece. 

Quanto mais você entender sobre seu próprio negócio, mais fácil será de atrair pessoas que compartilhem de pensamentos / ideias parecidas. 

Por exemplo: sua empresa pode se posicionar como uma referência no nicho ou como opção mais competitiva (a solução mais barata, a solução de melhor qualidade, etc.). O importante é que o seu público veja sua marca da forma que você quer ser visto.

E pra tranquilizar, essa estratégia de construção de marca não é tão difícil quanto parece ser. Vamos te mostrar o passo a passo de como definir seu posicionamento e se atrelar a ele. 

2 – Passo a passo para encontrar seu diferencial.

Para conseguir se posicionar, fuja do óbvio e evite ao máximo o efeito manada*

Agora vamos te passar dicas e estratégias para conseguir se posicionar como AUTORIDADE no mercado digital. 

Encontre o posicionamento que mais faça sentido com a sua marca, vamos exemplificar com a Autoridade por ser um diferencial muito buscado no digital. 

*Efeito manada = Ele representa a tendência apresentada pelas pessoas de replicarem as ações de um determinado grupo, em busca dos melhores resultados mediante a tomada de decisão. 

2.1 – Tenha uma linha editorial muito bem definida. 

A linha editorial é a base de qualquer estratégia de marketing que envolta criação de conteúdos, e como a estratégia de posicionamento não difere, vamos usar a linha editorial como uma base para o resto da estratégia. 

Caso você não esteja familiarizado com o que é uma linha editorial, nós temos um material gratuito te ensinando o passo a passo para criar sua primeira linha. Basta clicar aqui e baixar gratuitamente. 

2.2 – Mapeie seus concorrentes.

Após ter uma linha já definida, é hora de mapear (novamente) os seus concorrentes. Dessa vez com um olhar mais crítico em relação ao que eles fazem, ou deixam de fazer. 

Essa é uma das formas que você pode encontrar o seu diferencial, estudando o mercado e encontrando brechas para conseguir se destacar. 

Tome cuidado! Se a brecha for muito “óbvia” tente entender o porquê de ninguém estar aproveitando. Talvez seja algo que já foi feito e não funcionou. 

2.3 – Estude outros nichos.

Se quiser mesmo fugir do óbvio, vá estudar outros nichos. 

Pode parecer confuso, mas estudar outras áreas é uma forma incrível de criar conexões e insights fora da caixa. 

Por exemplo: Vamos supor que seu nicho seja de Copywritting. Se você ficar só estudando os concorrentes / conteúdos desse nicho, vai acabar tendo um monte de ideias já parecidas com o que existe. 

Agora, vamos supor que você seja do nicho de Copy e vá estudar sobre o nicho de gastronomia, ou de T.I. 

Isso vai te gerar ideias realmente diferentes e inovadoras. E muito possivelmente vai te ajudar a encontrar o seu subnicho

Eu já vi muitas empresas de copywritting… mas um perfil que só fala sobre copy para receitas? Essa é novidade… 

2.4 – Se apegue aos padrões.

Independente de você já ter encontrado o seu diferencial ou não, uma coisa é obrigatória: sempre mantenha a sua essência. Esse fator é o essencial pois, através dele, você vai gerar conexões com seu público e reforçar sempre sua marca ao longo prazo.

Vamos supor que uma marca X poste todo dia um conteúdo incrível no Instagram. Porém, toda semana eles mudam completamente o visual das artes, de forma que não tenha nenhuma relação com as cores, tom de voz, imagens e elementos. 

Independente do quão incrível seja o conteúdo, fica difícil construir qualquer posicionamento se as pessoas não sabem quem você é. 

A grande ideia de você se apegar aos padrões é justamente manter uma linha de raciocínio constante. Mesmas cores, mesmo tom de voz, mesma personalidade, mesmas fontes, mesmos elementos, etc. 

É isso que vai fazer com que as pessoas reconheçam sua marca independente do conteúdo que for utilizado. E isso é uma peça chave no posicionamento de qualquer empresa. 

Fontes dos conteúdos:

Os impactos da falta de posicionamento digital nos negócios.

Posicionamento digital: qual a importância? Como desenvolver?

Posicionamento da marca através do marketing de conteúdo

Guia do posicionamento de marca: como consolidar a força de sua empresa no mercado?

Materiais complementares – Encontrar seu diferencial:

https://agenciacube.com.br/passos-para-estruturar-sua-marca/

https://agenciacube.com.br/comecar-um-negocio/

https://agenciacube.com.br/ideias-sem-medo/

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